Área de identificação
tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Senado Federal
Forma(s) paralela(s) de nome
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
Datas de existência
1891
Histórico
Com a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, o governo provisório dissolveu a Câmara dos Senadores e a Câmara dos Deputados e fixou para 15-09-1890 a eleição para a nova assembleia constituinte. Dois meses depois, esta foi instituída, com a presença de 205 deputados e 63 senadores. Em 24 de fevereiro de 1891, a Assembleia aprovou a primeira Constituição republicana do Brasil.
A Câmara dos Senadores tornou-se Senado Federal. Com isso, a Casa perde a condição de vitaliciedade e enfrenta mais desafios, como os fechamentos durante os governos de Deodoro da Fonseca (1889-1891), Floriano Peixoto (1891-1894) e o Estado Novo varguista (1937-1945), mas mantém a sua importância, visto que, segundo as Constituições de 1891, de 1934 e 1946, o Vice-Presidente da República acumulava o cargo de Presidente do Senado Federal, condição modificada somente com a instauração da Ditadura Militar (1964-1985), período em que novamente foi fechado.
Com a redemocratização em 1985 e a promulgação da Carta Magna de 1988, o Senado Federal consolida sua posição de representante dos Estados e do Distrito Federal, ao legislar, revisar, controlar e fiscalizar assuntos nacionais, mas também conserva o seu papel externo, ao ficar responsável por aprovar tratados, acordos e contravenções internacionais.
Locais
Estado Legal
Órgão público, Poder Legislativo.
funções, ocupações e atividades
Como órgão do Poder Legislativo Federal, e em conjunto com a Câmara dos Deputados, o Senado possui como função constitucional típica a de legislar, que diz respeito à edição de atos normativos cujo fundamento decorre diretamente da Constituição Federal, e que podem instituir direitos ou criar obrigações. Essa função se realiza por meio do Processo Legislativo.
Mandatos/Fontes de autoridade
O art. 46 da Constituição Federal determina que o Senado Federal compõe-se de 3 representantes de cada Estado e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário, com mandato de 8 anos. A representação será renovada de 4 em 4 anos, alternadamento, por um e dois terços.
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Área de relacionamento
Área de ponto de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ocupações
Área de controle
Identificador de autoridade arquivística de documentos
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
ISAAR(CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias/tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 2. ed., Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004.
Status
Versão preliminar
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão e eliminação
Criação: Marília Portela 18-06-2024
Idioma(s)
- português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Notas de manutenção
Objeto digital metadados
Acesso
Nome do arquivo
Senado-preferencial.jpg
Tipo de mídia
Imagem
Mime-type
image/jpeg