Ameaça

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Ameaça

Termos equivalentes

Ameaça

5 Descrição arquivística resultados para Ameaça

5 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Ata da 25ª Sessão do dia 04-06-1830

Ata da reunião plenária do dia 04-06-1830.
Assuntos tratados:

Apresentação de Requerimento pelo senador Nicolau Vergueiro pedindo que a Comissão de Polícia examine o responsável por distribuir escritos com tons de ameaça às instituições e insultos à Assembleia Legislativa.
Leitura de um Ofício do Ministro do Império remetendo informações das províncias que foram recebidas até então, em resposta à solicitação do Senado, em Ofício de 30 de maio de 1829, relativos ao Plano de Estabelecimento de Colônias Estrangeiras.
Continuação da 3ª discussão do Projeto de Lei vindo da Câmara dos Deputados sobre a extinção das Superintendências e Juntas da Décima.

Ata da 27ª Sessão do dia 07-06-1830

Ata da reunião plenária do dia 07-06-1830.
Assuntos tratados:

Leitura de Ofício do Ministro e Secretário dos Negócios da Guerra remetendo um exemplar do Decreto de 21-01-1830 no qual se declara que os oficiais de quarteirão não possam ser alistados para o serviço militar; bem como outro exemplar da Provisão de 23-10-1829 e cópias das ordens citadas no mesmo Decreto, e igualmente cópia da Circular de 17-03-1829.
Continuação da discussão, adiada na Sessão anterior, sobre o Requerimento do senador Vergueiro a respeito de escritos com tom de ameaça e insultos à Assembleia Legislativa. A pedido do autor, o Requerimento foi retirado.
3ª discussão, com apresentação de emendas, do Projeto de Lei sobre a liberdade de imprensa.

Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1858

Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1858. Assuntos tratados por D. Pedro II em seu discurso: Sobre jubilação por estar reunido com os representantes da Nação; tranquilidade e a paz estão por todo o Império; relações do Império com os demais países continuam inalteradas; conclusão em 15.09 com a República Oriental do Uruguai de um acordo sobre navegação fluvial; celebração em 20.11 uma convenção com a República da Argentina sobre navegação fluvial, completando assim, o Tratado de 07 de março de 1856; dirimição das dúvidas com a República do Paraguai; celebração em 12 de Fevereiro de um tratado adicional ao de 06 de abril de 1856 e trocadas as ratificações em 30 de abril; correção na linha de limites entre o Império e a Argentina, em 14 de dezembro sobre os rios Uruguai e Paraná, bem como, a extradição de criminosos e escravos de brasileiros; celebração em 05 de Fevereiro em Londres, um tratado sobre abertura política e comercial entre o Brasil e Turquia; repressão faz-se necessária ao crime que ameaça as liberdades e a segurança individual; criação de uma lei sobre a propriedade de bens imóveis a fim de assegurar valor e circulação; tranquilidade das famílias e a legitimidade dos filhos necessitam de leis que orientem sobre o estado conjugal para sua legalização, independente da religião dos esposos; recomendação sobre a vinda de emigrantes para os serviços da lavoura beneficiada com a criação de leis que a regulem; declaração do sofrimento da população pela falta de alguns gêneros alimentícios; necessidade de melhoria no recrutamento militar e organização de um sistema de promoção da Marinha de guerra; estado das rendas públicas, apesar da paralisação nas transações comerciais em consequência de crises nas indústrias; Decreto sobre a redução dos direitos de importação; estabelecimento de novos meios de comunicação por terra e mare e, encerra com as prospecções de sustentar as instituições políticas, difundir o ensino, moralizar o povo e de promover o desenvolvimento de recursos do país.

Fala de Encerramento da Sessão Ordinária de 1851

Fala de Encerramento da Sessão Ordinária de 1851. Assuntos tratados por D. Pedro II no seu discurso: jubilação por estar com os parlamentares e estes colaborarem com o Império; comunicação da tranquilidade e sua ordem pública reestabelecida; reafirmação do Governo está empenhado na extinção completa do tráfico de escravos; autorização expressada pelo Governo da República do Uruguai contra o General Oribe que está com um exército no território uruguaio, ameaçando assim a independência da República e a segurança da Província do Rio Grande do Sul, ordenei ao exército brasileiro para que operasse a expulsão do General, contribuindo para a soluções de questões no Rio da Prata pondo fim à crise existente.