Subsídio literário

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • Imposto criado em 1772 cobrado de bebidas e carnes frescas, utilizado, principalmente, para pagamento dos ordenados de professores, podendo também ser usado para compra de livros para bibliotecas públicas, organização de um museu de variedades, construção de gabinete de física experimental, ampliação dos estabelecimentos e incentivos aos professores, dentre outros.

Nota(s) de fonte(s)

  • CARVALHO, Laerte Ramos de. As Reformas Pombalinas da Instrução Pública. São Paulo: Saraiva: Ed. Universidade de São Paulo, 1978 p. 128.

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Subsídio literário

Subsídio literário

Termos equivalentes

Subsídio literário

Termos associados

Subsídio literário

2 Descrição arquivística resultados para Subsídio literário

2 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Autógrafo de 02-07-1827 do Projeto de Resolução sem data pela Câmara dos Deputados e remetido à Câmara dos Senadores Mandando Suprimir com as Rendas Gerais, que faltar, no Subsídio Literário Para Pagamento de Professores

Autógrafo de 02-06-1827 do Projeto de Resolução da Câmara dos Deputados remetido à Câmara do Senado mandando suprir pelo produto das rendas gerais, o que faltar, no subsídio literário para pagamento dos ordenados dos professores de primeiras letras e gramática incluídas as que se criarem na província do Ceará.

Projeto de Resolução sem data pela Câmara dos Deputados e remetido à Câmara dos Senadores Mandando Suprir com as Rendas Gerais, que faltar, no Subsídio Literário Para Pagamento de Professores

Projeto de Resolução da Câmara dos Deputados remetido à Câmara do Senado mandando suprir pelo produto das rendas gerais, o que faltar, no subsídio literário para pagamento dos ordenados dos professores de primeiras letras e gramática incluídas as que se criarem na província do Ceará.

Faz referência ao Ofício de 12-06-1827 e da Portaria de 03-04-1822 expedida em consequência da determinação das Cortes Gerais da Nação Portuguesa.