Revoltas regenciais

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • Manifestações coletivas que ocorreram no Brasil durante o Período Regencial (de 1831 a 1840)

Nota(s) de fonte(s)

    Nota(s) de exibição

      Termos equivalentes

      Revoltas regenciais

      • UP Revoltas do período regencial

      • UP Revolta regencial

      Termos associados

      Revoltas regenciais

      3 Descrição arquivística resultados para Revoltas regenciais

      Fala de Encerramento da Sessão Extraordinária de 1833
      BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-020-1833 · Item · 1833
      Parte de Assembléia Geral

      Fala de Encerramento da Sessão Extraordinária de 1832. Assuntos tratados pelos Regentes no discurso: Reconhecimento do Imperador Pedro II; dificuldades sobre o meio circulante no país; notícia do falecimento da princesa Paula Mariana; reconhecimento por parte da Prússia e da Saxônia do Príncipe; restabelecimento da ordem pública nas Províncias do Ceará e Maranhão; agitação nas Províncias de Pernambuco e Alagoas; revolta na Comarca de Rio Negro na Província do Pará, declarando-a Província independente; motim na Província do Mato Grosso os soldados da Legião da fronteira; Na Província de Minas Gerais movimentos sediciosos, Revolta do Ano da Fumaça; declaração de manutenção da ordem pública e da tranquilidade sendo mantidas nas demais províncias do Brasil.

      Fala de Abertura da 1ª Sessão Ordinária de 1845
      BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-046-1845 · Item · 1845
      Parte de Assembléia Geral

      Fala de Abertura da 1ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral Legislativa do Império de 1845. Assuntos tratados por D. Pedro II no discurso: comunicação referente à saúde precária da Princesa Imperial; apresentação da licença de um ano para reestabelecimento da saúde na Europa; reconhecimento dos esforços do Exército e da Armada nos conflitos ocorridos na Província das Alagoas; apelação pelo fim da Guerra Civil na Província do Rio Grande do Sul; Paz do Império com as demais nações estrangeiras e esforços para manutenção da tranquilidade; atenção à Indústria Nacional; apresentação dos Ministros dos Relatórios detalhados sobre cada uma das províncias; declaração da harmonia entre os poderes políticos do Estado.

      Ata da 30ª Sessão do dia 08-06-1832
      BR DFSF F02-C02-SLAT-D14-AT-060-1832 · Item · 08-06-1832
      Parte de Câmara dos Senadores

      Ata da reunião plenária do dia 08-06-1832.
      Assuntos tratados:

      Declaração de voto do senador Marquês de Barbacena pela emenda oferecida sobre o artigo 101 do Projeto de Lei sobre a responsabilidade dos Ministros.
      Leitura de um Oficio da Câmara dos Deputados convidando o Senado a nomear uma Comissão para examinar as contas da Tutoria Imperial. O Senado oficiou à Câmara dos Deputados questionando quantos eram os membros nomeados pra a respectiva Comissão a fim de nomear um número igual de seus membros.
      Leitura de Ofício do Ministro do Império remetendo autógrafo dos Estatutos para os Cursos Jurídicos de São Paulo e Olinda, nos quais se notam dois contra censos, a fim de que o Senado corrija o engano indicado dos votos do artigo 6º. Decidiu-se enviar Ofício à Câmara dos Deputados para resolver a dúvida em questão.
      Leitura do Parecer da Comissão da Mesa sobre a indicação do senador José Ignácio Borges a fim de ser nomeado um tesoureiro que receba do Tesouro Nacional a soma que a lei conceder para despesas ordinárias e eventuais do expediente da Casa.
      Continuação da discussão do Projeto de Lei sobre os artigos reformáveis da Constituição.
      Discussão dos Ofícios remetidos pelos Presidentes das Províncias de Pernambuco e Alagoas a respeito do estado convulsivo em que as respectivas províncias se encontravam.