Carolina (Município - MA)

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • Elevado à categoria de vila com a denominação de Carolina, pelo decreto de 25-101831. Instalado em 25-10-1831. Elevado à condição de cidade e sede municipal com a mesma denominação, pela lei provincial nº 527, de 08-07-1859.
  • Em 1831, o povoado foi elevado à categoria de vila, quando o governo de Goiás fez transladar para São Pedro de Alcântara a vila de Carolina, mudando de jurisdição. Daí em diante, os govêrnos do Maranhão e Goáis viveram em constante litígios pela posse da vila, até 1854, quando pelo decreto nº 773, de 23 de agôsto, a questão foi encerrada, reincorporando-se o discutido vilarejo ao território maranhense, com a denominação de Carolina.

Nota(s) de fonte(s)

  • MENDES, Candido. Atlas do Imperio do Brazil comprehendendo as respectivas divisões administrativas, ecclesiasticas, eleitoraes e judiciarias: dedicado a Sua Magestade o Imperador o Senhor D. Pedro II, destinado à instrucção publica do Imperio, com especialidade á dos alumnos do Imperial Collegio de Pedro II. Rio de Janeiro: Lithographia do Instituto Philomathico. 1868. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/179473
  • Diponível em: http://carolina.ma.gov.br/cidades/cidades/. Acesso em: 29-01-2020

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Carolina (Município - MA)

Carolina (Município - MA)

Termos equivalentes

Carolina (Município - MA)

  • UP Carolina (Município - GO)

Termos associados

Carolina (Município - MA)

0 Descrição arquivística resultados para Carolina (Município - MA)

Não encontramos nenhum resultado para a sua pesquisa.