Rio de Janeiro (Município Neutro- RJ)

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • Capital do Império

Nota(s) de fonte(s)

  • MENDES, Candido. Atlas do Imperio do Brazil comprehendendo as respectivas divisões administrativas, ecclesiasticas, eleitoraes e judiciarias: dedicado a Sua Magestade o Imperador o Senhor D. Pedro II, destinado à instrucção publica do Imperio, com especialidade á dos alumnos do Imperial Collegio de Pedro II. Rio de Janeiro: Lithographia do Instituto Philomathico. 1868. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/179473

Nota(s) de exibição

    Termos equivalentes

    Rio de Janeiro (Município Neutro- RJ)

      Termos associados

      Rio de Janeiro (Município Neutro- RJ)

      7 Descrição arquivística resultados para Rio de Janeiro (Município Neutro- RJ)

      7 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
      Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1832
      BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-017-1832 · Item · 1832
      Parte de Assembléia Geral

      Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1832. Assuntos tratados pelos Regentes no discurso: reconhecimento de D. Pedro II como príncipe imperial por parte de outros países e o não-reconhecimento por parte de nações da América e da Europa, Prússia e da Espanha, estas agitadas por comoções internas; Revoltas nas Províncias; Relatório dos Ministros informando o estado geral do governo e as Perturbações ocorridas na Corte.

      Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1833
      BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-021-1833 · Item · 1833
      Parte de Assembléia Geral

      Fala da Sessão de Abertura do ano de 1833. Assunto tratado pela Regência em seu discurso: apenas aberta da Sessão Ordinária juntamente com o Encerramento da Sessão Extraordinária.

      Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1835
      BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-025-1835 · Item · 1835
      Parte de Assembléia Geral

      Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1835. Assuntos tratados pela Regência em seu discurso: manutenção das relações de amizade e paz com o Brasil; reconhecimento da Independência e Soberania do país; alterações promovidas pela reforma na Constituição Política do Império; extinção da Regência Trina Permanente; eleições nos Colégios Eleitorais tendo relatos das dificuldades enfrentadas pelas Províncias quanto à falta de repressão legal; meio circulante; continuidade do tráfico de escravos e apresentação dos Ministros dos Relatórios detalhados sobre cada uma das Províncias.

      Fala de Encerramento da Sessão Ordinária de 1831
      BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-016-1831 · Item · 1831
      Parte de Assembléia Geral

      Fala de Encerramento da Sessão Ordinária de 1831. Assuntos tratados pelos Regentes no discurso: Relações de paz entre os países; Tranquilidade das Províncias; Serviços prestados pelos Guardas Municipais e Oficiais Soldados durante as revoltas e as Reformas constitucionais necessárias; Negócios do Estado; Reconhecimento de D. Pedro II como Imperador por algumas potências, inclusive pelos Estados Unidos

      Fala de Encerramento da Sessão Ordinária de 1832
      BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-018-1832 · Item · 1832
      Parte de Assembléia Geral

      Fala de Encerramento da Sessão Ordinária de 1832. Assuntos tratados pelos Regentes no discurso: Cumprimentos ao Monarca Pedro II; relações do Brasil com os outros países continuam inalteradas, bem como o reconhecimento do Imperador; tranquilidade pública nas Províncias conta com agitações; Agradecimento da Regência às autoridades pelo zelo com a manutenção da ordem.

      BR DFSF F01-S02-D01-I01 · Item · 01-06-1831
      Parte de Assembléia Geral

      Projeto de Lei de 01-06-1831 aprovado pela Câmara dos Deputados e remetido à Câmara dos Senadores sobre as Atribuições da Regência, pois durante a Menoridade do Senhor D. Pedro 2º, o Império será governado por uma Regência permanente, nomeada pela Assembleia Geral composta de três Membros, dos quais o mais velho em idade será o Presidente, como determina o Título 5º do Capítulo 5º do Artigo 123 da Constituição do Império do Brasil.

      Termo de Juramento da Regência Permanente do Império
      BR DFSF F01-S01-D02-I02 · Item · 17-07-1831
      Parte de Assembléia Geral

      Termo de Juramento da Regência Permanente do Império, da data de 17 de junho de 1831, nos nomes de Francisco de Lima e Silva, de José da Costa Carvalho, o Marquês de Monte Alegre, e de João Bráulio Muniz, regentes do Império na Regência Permanente.