Mostrando 10 resultados

Descrição arquivística
4 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais
Termo de Juramento da Regência Permanente do Império
BR DFSF F01-S01-D02-I02 · Item · 17-07-1831
Parte de Assembléia Geral

Termo de Juramento da Regência Permanente do Império, da data de 17 de junho de 1831, nos nomes de Francisco de Lima e Silva, de José da Costa Carvalho, o Marquês de Monte Alegre, e de João Bráulio Muniz, regentes do Império na Regência Permanente.

BR DFSF F01-S02-D01-I01 · Item · 01-06-1831
Parte de Assembléia Geral

Projeto de Lei de 01-06-1831 aprovado pela Câmara dos Deputados e remetido à Câmara dos Senadores sobre as Atribuições da Regência, pois durante a Menoridade do Senhor D. Pedro 2º, o Império será governado por uma Regência permanente, nomeada pela Assembleia Geral composta de três Membros, dos quais o mais velho em idade será o Presidente, como determina o Título 5º do Capítulo 5º do Artigo 123 da Constituição do Império do Brasil.

Fala de Encerramento da Sessão Ordinária de 1832
BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-018-1832 · Item · 1832
Parte de Assembléia Geral

Fala de Encerramento da Sessão Ordinária de 1832. Assuntos tratados pelos Regentes no discurso: Cumprimentos ao Monarca Pedro II; relações do Brasil com os outros países continuam inalteradas, bem como o reconhecimento do Imperador; tranquilidade pública nas Províncias conta com agitações; Agradecimento da Regência às autoridades pelo zelo com a manutenção da ordem.

Fala de Encerramento da Sessão Ordinária de 1831
BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-016-1831 · Item · 1831
Parte de Assembléia Geral

Fala de Encerramento da Sessão Ordinária de 1831. Assuntos tratados pelos Regentes no discurso: Relações de paz entre os países; Tranquilidade das Províncias; Serviços prestados pelos Guardas Municipais e Oficiais Soldados durante as revoltas e as Reformas constitucionais necessárias; Negócios do Estado; Reconhecimento de D. Pedro II como Imperador por algumas potências, inclusive pelos Estados Unidos

Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1835
BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-025-1835 · Item · 1835
Parte de Assembléia Geral

Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1835. Assuntos tratados pela Regência em seu discurso: manutenção das relações de amizade e paz com o Brasil; reconhecimento da Independência e Soberania do país; alterações promovidas pela reforma na Constituição Política do Império; extinção da Regência Trina Permanente; eleições nos Colégios Eleitorais tendo relatos das dificuldades enfrentadas pelas Províncias quanto à falta de repressão legal; meio circulante; continuidade do tráfico de escravos e apresentação dos Ministros dos Relatórios detalhados sobre cada uma das Províncias.

Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1833
BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-021-1833 · Item · 1833
Parte de Assembléia Geral

Fala da Sessão de Abertura do ano de 1833. Assunto tratado pela Regência em seu discurso: apenas aberta da Sessão Ordinária juntamente com o Encerramento da Sessão Extraordinária.

Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1832
BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-017-1832 · Item · 1832
Parte de Assembléia Geral

Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1832. Assuntos tratados pelos Regentes no discurso: reconhecimento de D. Pedro II como príncipe imperial por parte de outros países e o não-reconhecimento por parte de nações da América e da Europa, Prússia e da Espanha, estas agitadas por comoções internas; Revoltas nas Províncias; Relatório dos Ministros informando o estado geral do governo e as Perturbações ocorridas na Corte.

Fala de Abertura da Sessão Extraordinária de 1833
BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-019-1833 · Item · 1833
Parte de Assembléia Geral

Fala de Abertura da Sessão Extraordinária de 1832. Assuntos tratados pelos Regentes em seu discurso: dificuldades do meio circulante, em especial as moedas de cobre; Solicitação extraordinariamente do Conselho Geral da Província da Bahia por soluções para a situação financeira;

Ata da Sessão Extraordinária do dia 30-07-1832
BR DFSF F02-C02-SLAT-D14-AT-099-1832 · Item · 30-07-1832
Parte de Câmara dos Senadores

Sessão Extraordinária, tornada depois permanente, do dia 30 de julho de 1832
Assuntos tratados:

Leitura de ofício da Câmara dos Deputados informando que a Regência, em ofício da mesma data, havia pedido demissão à Câmara dos Deputados. Por esse motivo, a Câmara dos Deputados declarou-se em Sessão Permanente e resolveu participar ao Senado sua decisão.
O Senado respondeu à Câmara dos Deputados ter resolvido reunir-se em Sessão Extraordinária, às cinco horas da tarde, estando pronta a concorrer com a Câmara dos Deputados para as medidas convenientes.
Informe sobre a saída dos senadores Santos Pinto e Visconde de Cayru por motivo de saúde.
Criada Comissão Especial encarregada de interpor Parecer sobre o ofício vindo da Câmara dos Deputados, os membros eleitos foram: senador Marquês de Caravellas, Marquês de Barbacena e senador Vergueiro.
A Comissão Especial apresentou Parecer em que declara que o Senado deva entrar em Sessão Permanente e propõe que se noticie por Ofício à Câmara dos Deputados.
Leitura de Requerimento do senador Rodrigues de Carvalho convidando à junção das duas Câmaras para tratar do assunto da demissão da Regência.
Leitura de Requerimento do senador Alencar propondo que o ofício a ser enviado à Câmara dos Deputados seja remetido a uma Comissão para dar o seu parecer com urgência e que a Comissão seja especial.
Julgada a matéria suficientemente discutida, foi aprovado o Parecer em primeira discussão.
Foi declarada que a Sessão se tornava Permanente e suspendeu-a, entretanto que se oficiasse à Câmara dos Deputados na forma do Parecer.
Às dez horas do dia 31 tornou-se a reunir o Senado, e foi lido ofício da Câmara dos Deputados que declarou também ter suspendido a Sessão no dia 30.
Foram apresentadas pelo senador Barão de Itapoã, como Relator da Comissão de Redação, as emendas ao Projeto de Lei sobre os artigos reformáveis da Constituição.
Entrou em discussão a redação das emendas ao Projeto de Lei sobre os artigos reformáveis da Constituição, sendo aprovada para ser remetida à Câmara dos Deputados.

Ata da 69ª Sessão do dia 01-08-1832
BR DFSF F02-C02-SLAT-D14-AT-100-1832 · Item · 01-08-1832
Parte de Câmara dos Senadores

Ata da reunião plenária do dia 01-08-1832.
Assuntos tratados:

Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados em que comunica a não adoção da emenda posta pelo Senado à Resolução que aprova a concessão de aposentadoria a Francisco Caetano da Silva pelo Governo.
Informe sobre a ausência do senador Luiz Oliveira por motivo de doença.
Envio de Requerimento do senador Marquês de Barbacena para pedido de cópia de Ofício à Câmara dos Deputados contendo o pedido de demissão feito pela Regência. Não aprovada.
Debate sobre o adiamento da discussão de emendas apresentadas ao Código Criminal e questões correlatas.
2ª discussão do Art. 2º da Resolução que prescreve a forma de arrecadação de contribuição voluntária em benefício dos Lázaros.
Discussão da Resolução do Conselho Geral da Província de Pernambuco na qual pretende a divisão da freguesia do Sacramento da cidade do Recife.
Discussão e aprovação de Resoluções da Câmara dos Deputados tomadas sobre a 1ª e 2ª Proposta do Conselho Provincial de Minas Gerais, constantes do impresso n. 102 deste ano, relativas à criação de escolas de primeiras letras em diferentes lugares da província.
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados participando que em consideração à Mensagem que a Regência Permanente lhe dirigira dando a sua demissão do alto emprego que exerce, resolveu na Sessão Permanente do dia anterior mandar-lhe uma deputação e convidá-la a permanecer no posto oficial a que fora elevada pela escolha da Assembleia Geral, assegurando-lhe que ela empregará todos os esforços para sustentar e coadjuvar a mesma Regência em nome do Imperador, no exercício das atribuições de que se acha revestida pela Constituição.
Leitura de outro ofício da Câmara dos Deputados participando que tendo enviado perante a Regência a deputação oficiada no ofício teve em resposta o agradecimento ao apoio da Câmara e faria esforços para manter-se no posto e que não o deixaria sem o consentimento da Assembleia Geral.
Leitura de Ofício do Ministro da Guerra remetendo Tabelas Impressas no Orçamento da Repartição a seu cargo para próximo ano financeiro.