Coromandel (Município - MG)

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • Esse povoamento teve início no final do século XVIII, às margens do córrego do Pouso Alegre, no rancho de mesmo nome. O proprietário desse rancho, que recebia todos os viajantes que seguiam para a Vila de Paracatu e para a Província de Goiás, tinha a habilidade de contar muitas histórias da região, na maioria com tendências religiosas. Referia-se ao Capeta como Carabandella; dizia ser também um espírito do mal que habitava as matas da região.

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

  • No Projeto de Resolução da Câmara a escrita está assim: Carambandella. Porém, a documentação listada no Arquivo Público Mineiro faz referência à: Carabandela e a grafia com a letra M como incorreta.

Termos hierárquicos

Coromandel (Município - MG)

Coromandel (Município - MG)

    Termos equivalentes

    Coromandel (Município - MG)

    • UP Arraial de Carabandela

    • UP Carambandela - MG

    • UP Carambadella - MG

    Termos associados

    Coromandel (Município - MG)

    1 Descrição arquivística resultados para Coromandel (Município - MG)

    1 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
    Ata da 14ª Sessão do dia 19-05-1830
    BR DFSF F02-C02-SLAT-D10-AT-019-1830 · Item · 19-05-1830
    Parte de Câmara dos Senadores

    Ata da reunião plenária do dia 19-05-1830.
    Assuntos tratados:

    Discurso do senador Rodrigues de Carvalho declarando que apresentada a Deputação à Sua Majestade Imperial e lida a Resposta à Fala do Trono o mesmo Imperador recebeu com agrado.
    Debate tendo em vista a destinação de Resoluções de Conselhos Gerais de diversas Províncias.
    Leitura de Parecer da Comissão de Saúde Pública em que examinou a Representação que o Senado encaminhou para a Câmara Municipal de Ouro Preto na qual se pediu que se passasse o Hospital da Santa Casa da Misericórdia para o Hospício da Terra Santa.
    Leitura do Parecer da Comissão de Constituição que examinou o Ofício do Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros que trata de decisão de Sua Majestade de encarregar o Senador Marquês de Santo Amaro de uma Comissão na Europa.
    Leitura do Parecer da Comissão de Constituição que examinou o aviso que contém Ofício do Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império que trata de envio de documentos sobre acusação de infração movida contra o senador Antonio Vieira da Soledade por parte da Câmara Municipal de Porto Alegre.
    Leitura de Pareceres da Comissão de Instrução Pública sobre: declaração de que venham impressos ao Senado as Resoluções do Conselho Geral da Província de Minas Gerais acerca da criação de escolas de primeiras letras para meninas e meninos em diversas localidades da Província; e sobre Requerimento feito pelos estudantes do curso jurídico de São Paulo acerca das suas matrículas.
    Leitura de Parecer da Comissão de Guerra e Marinha que examinou a Representação do Conselho Provincial de Minas Gerais no qual consta reclamações quanto à isenção do serviço da 2ª Linha para oficiais de quarteirão e queixando-se de isenções dadas a milicianos, sob interpretação da Lei de 25 de outubro de 1827.
    Leitura de Parecer da Comissão de Redação do Diário para que, diante da situação de atraso dos trabalhos da redação e impressão do Diário, seja reforçado o número de redatores e a contratação de um impressor. Requerida a urgência, foi aprovada a discussão deste Parecer para a próxima Sessão.