Área de identificação
Tipo
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
Outra(s) forma(s) de nome
Classificação
Área de contextualização
Datas
Descrição
Esta atribuição era exercida com base na Lei de 26 de agosto de 1826, a qual marca as formalidades com que se há de proceder em Assembleia Geral Legislativa ao reconhecimento do Príncipe Imperial como sucessor do trono do Brasil. O ato solene do reconhecimento do atual e dos futuros Príncipes Imperiais, como sucessores do trono do Império, era celebrado pela Assembleia Geral, reunida no Paço do Senado, no dia e hora que se designar por acordo de ambas as Câmaras.
Nessa reunião era lavrado um auto solene do reconhecimento do Príncipe Imperial sucessor do trono. No Instrumento deveria conter necessariamente: 1. ° o ano, mês, dia, hora e lugar. Em que se celebrou o ato do reconhecimento: 2. ° o número dos Senadores e Deputados, que a ele foram presentes: 3. ° o nome do Presidente, que o dirigiu: 4. ° o nome do Príncipe Imperial com todos os sobrenomes que tiver, e os nomes dos seus augustos pais: 5. ° o dia, mês, e ano do nascimento do Príncipe Imperial, e o do seu baptismo, com declaração do lugar. Onde, e da dignidade ou pessoa eclesiástica, por quem lhe foi ministrado.
Acabada a escrituração do instrumento, em duplicado, o segundo Secretário do Senado lia em voz alta os dois autógrafos. Depois de lidos, um dos autógrafos era recolhido e guardado no Arquivo Público do Império, e o outro por uma deputação extraordinária de ambas as Câmaras, era levado e apresentado ao Imperador no dia e hora, que ele designar, para fazer a aceitação, em nome do Príncipe Imperial.
Histórico
Legislação
Constituição Política do Império do Brasil de 1824 Art.15 inciso III.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm
Lei de 26 de agosto de 1826 - marca as formalidades com que se há de proceder em Assembleia Geral Legislativa ao reconhecimento do Príncipe Imperial como sucessor do trono do Brasil
https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824-1899/lei-38537-26-agosto-1826-567030-norma-pl.html
Área de relacionamentos
Registro de autoridade relacionado
Forma autorizada do nome
Identificador
Natureza da relação
Produtor Arquivístico
Datas da relação
Recurso relacionado
Identificador
Natureza da relação
Nível de descrição do quadro de arranjo do fundo Assembleia Geral
Datas da relação
Área de controle
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Conselho Internacional de Arquivos. ISDF: Norma internacional para descrição de funções. Tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 1. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008 http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/ISDF.pdf
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão ou eliminação
Criação: Flavia 04/06/2019
Idioma(s)
português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
latim