Revolta

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • Ato ou efeito de revoltar-se. Manifestação coletiva de rebeldia, armada ou não, contra qualquer autoridade ou a ordem estabelecida. Insurreição ou rebelião armada. Grande agitação de pessoas com sentimento de indignação.

Nota(s) de fonte(s)

    Nota(s) de exibição

      Termos hierárquicos

      Revolta

        Termos equivalentes

        Revolta

        • UP Sedição

        • UP Agitação social

        • UP Sublevação

        3 Descrição arquivística resultados para Revolta

        3 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
        Fala de Encerramento da Sessão Extraordinária de 1833
        BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-020-1833 · Item · 1833
        Parte de Assembléia Geral

        Fala de Encerramento da Sessão Extraordinária de 1832. Assuntos tratados pelos Regentes no discurso: Reconhecimento do Imperador Pedro II; dificuldades sobre o meio circulante no país; notícia do falecimento da princesa Paula Mariana; reconhecimento por parte da Prússia e da Saxônia do Príncipe; restabelecimento da ordem pública nas Províncias do Ceará e Maranhão; agitação nas Províncias de Pernambuco e Alagoas; revolta na Comarca de Rio Negro na Província do Pará, declarando-a Província independente; motim na Província do Mato Grosso os soldados da Legião da fronteira; Na Província de Minas Gerais movimentos sediciosos, Revolta do Ano da Fumaça; declaração de manutenção da ordem pública e da tranquilidade sendo mantidas nas demais províncias do Brasil.

        Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1844
        BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-045-1844 · Item · 1844
        Parte de Assembléia Geral

        Fala de Abertura da Sessão Ordinária da Assembleia Geral Legislativa do Império de 1844. Assuntos tratados por D. Pedro II no discurso: casamento de sua irmã, princesa Januária, com o Conde de Áquila, Luís Carlos de Bourbon-Duas Sicílias; paz do Império com as demais nações estrangeiras; comunicação sobre a guerra dos Farrapos na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul; tranquilidade interna e noticia a paz nas outras Províncias e anistia aos envolvidos nos conflitos passados nas Províncias de São Paulo e Minas Gerais; cuidado nas finanças do Império, em especial nas áreas de agricultura e comércio; Ministros e Secretários de Estado continuarão seus trabalhos em suas respectivas repartições; solicitação feita ao parlamento para que continue cooperando à felicidade dos brasileiros e o engrandecimento e prosperidade do Império.

        Fala de Abertura da 1ª Sessão Ordinária de 1843
        BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-041-1843 · Item · 1843
        Parte de Assembléia Geral

        Fala de Abertura da 1ª Sessão Ordinária de 1843. Assuntos tratados por D. Pedro II no discurso: Rejubila-se pela oportunidade em abrir a Primeira Sessão da 5ª Legislatura; Anuncia que ratificou o contrato de seu casamento com a Princesa Theresa Christina, irmã do Rei das Duas Sicílias; Mantem-se inalteradas as relações de amizade entre o Império e os demais países; Queixa-se da Revolta em Sorocaba na Província de São Paulo e da Revolta em Barbacena na Província de Minas Gerais; comunicação de que graças ao trabalho da Guarda Nacional, Marinha e Exército a situação logo fora controlada; observação acerca de uma parte da Província do Rio Grande do Sul, um ano em estado de tranquilidade pública; comunicação da Fazenda Pública sobre as necessárias reformas na legislação; comunicação da grave situação da Instrução Pública e a expectativa para a introdução de braços livres, uteis ao país; e a apresentação dos ministros dos Relatórios detalhados sobre cada uma das Províncias.