Fala de Encerramento da Sessão Ordinária de 1831. Assuntos tratados pelos Regentes no discurso: Relações de paz entre os países; Tranquilidade das Províncias; Serviços prestados pelos Guardas Municipais e Oficiais Soldados durante as revoltas e as Reformas constitucionais necessárias; Negócios do Estado; Reconhecimento de D. Pedro II como Imperador por algumas potências, inclusive pelos Estados Unidos
Ata da reunião plenária do dia 23-05-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de duas Representações das Câmaras Municipais das Vilas da Constituição e Sorocaba, da Província de São Paulo, para que o Senado consinta nas reformas da Constituição propostas pela Câmara dos Deputados.
Continuação da 2ª discussão do Projeto de Resolução nº 1, de 1832, referente à naturalização de Jacinto Vieira do Couto Soares.
2ª discussão do Projeto de Lei "A", de 1832, referente às Resoluções dos Conselhos Provinciais, com apresentação de emendas.
Ata da reunião plenária do dia 25-06-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de dois Ofícios dos Ministros dos Negócios Estrangeiros e da Marinha remetendo as contas do rendimento dos emolumentos das respectivas Secretarias de Estado, que o Senado havia exigido em 20-06-1832.
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados remetendo Projeto de Lei que tornava as vilas de Goitacazes e de São João da Barra, com seus respectivos termos, pertencentes à Província do Rio de Janeiro.
Discussão da Resolução da Câmara dos Deputados, tomada a partir de outra Resolução do Conselho Geral da Província de Minas Gerais sobre os exames públicos dos opositores às cadeiras de primeiras letras.
Discussão de Resolução da Câmara dos Deputados, tomada a partir de outra Resolução do Conselho Geral da Província do Rio Grande do Sul, para que fosse dividida em três a freguesia de Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre.
Discussão de Resolução da Câmara dos Deputados, tomada a partir de outra Resolução do Conselho Geral da Província do Rio Grande do Sul para que fosse construída uma estrada até os campos das Colônias de São Leopoldo.
Discussão de Resolução da Câmara dos Deputados, tomada a partir de outra Resolução do Conselho Geral da Província do Piauí relativa à criação de cinco vilas na respectiva Província.
Continuação da 2ª discussão por parágrafos do Projeto de Lei sobre os artigos reformáveis da Constituição.
Ata da reunião plenária do dia 07-07-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de Ofício do Ministro do Império remetendo um autógrafo de cada uma da três seguintes Resoluções: a primeira, tomada sobre outra do Conselho Geral da Província do Maranhão estabelecendo que os pesos e medidas em toda a Província sejam iguais aos da capital dela; a segunda, tomada sobre outra do mesmo Conselho Geral da Província do Maranhão ordenando a construção de dois cais na capital São Luiz; e a terceira, tomada sobre outra do Conselho Geral da Bahia criando escolas de primeiras letras nas diversas comarcas da Província.
1ª discussão do Projeto de Lei declarando que as vilas de Campos dos Goitacazes e de São João da Barra ficam pertencendo à Província do Rio de Janeiro.
Continuação da 2ª discussão e emendas ao Projeto de Lei da Reforma da Constituição.
Continuação da discussão e emendas ao Projeto de Lei do Código do Processo Criminal.
Relato da ausência do senador João Evangelista de Faria Lobato por questões de saúde.
Ata da reunião plenária do dia 17-07-1832.
Assuntos tratados:
-Leitura de uma Representação da Sociedade Defensora da Liberdade e Independência Nacional do Rio de Janeiro a favor das reformas da Constituição.
-Leitura de um Requerimento de Francisco Marques Lisboa como criador do estabelecimento de praticagem na barra do Rio Grande do Sul, pedindo que o Senado não trate da Resolução enquanto a Câmara dos Deputados não decidir um seu Requerimento.
-Última discussão da Resolução do Senado que autoriza o Governo a mandar acabar a ponte chamada de Alfândega, da capital do Maranhão.
-Última discussão do Projeto de Lei sobre a naturalização dos colonos da Província do Rio Grande do Sul e emendas apoiadas.
-Discussão do artigo 4º da Resolução, tomada sobre outra do Conselho Geral da Província de Pernambuco destinando o Seminário de Olinda para o Colégio de artes preparatórias do Curso Jurídico.
-Discussão da Resolução da Câmara dos Deputados, sobre outra do Conselho Geral da Província da Bahia, relativa à abertura de vários canais e artigos apresentados pelo senhor Oliveira.
-Discussão da Resolução, sobre outra do Conselho da Província de São Paulo, marcando os ordenados dos professores e mestras de Escolas de Primeiras Letras.
-Discussão da Resolução do Conselho Geral da Província de Minas, extinguindo a Junta da Administração de Diamantina do Tejuco e Requerimento do senhor Borges.
-Discussão da Resolução do Conselho Geral relativa à criação de companhias para melhorar a navegação de navios nos rios e empreenderem a abertura de novas estradas e o senhor Borges apresentou um Requerimento pedindo que a Resolução fosse enviada à Comissão de Comércio.
-Discussão da Resolução do Conselho Geral da Província do Rio Grande do Sul acerca da praticagem da Barra, seguido de pedido de adiamento por quinze dias por Conde de Lages.
Ata da reunião plenária do dia 23-07-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados informando alteração da palavra "Mestres" para "Mestras" na redação da Resolução do Conselho Geral da Província de São Paulo relativa às aulas de primeiras letras. O Presidente declarou que a referida Resolução iria subir à sanção Imperial.
Anúncio de um Requerimento dos Negociantes desta praça em que pedem a abolição do privilégio pessoal concedido aos senhores de engenho. Remetido à Comissão de Legislação e a de Comércio.
Discussão de redação da Resolução que autoriza o governo a terminar a ponte denominada Alfândega, na capital da Província do Maranhão.
1ª discussão da Resolução da Câmara dos Deputados autorizando o diretor do Curso Jurídico de São Paulo a admitir a matricula no 5º ano do estudante Fernando Sebastião Dias da Motta.
Única discussão da Resolução da Câmara dos Deputados tomada sobre o Conselho Geral da Província de Sergipe, em que eleva para vila a povoação das Laranjeiras.
Continuação da Última discussão e emendas ao Projeto de Lei da Reforma da Constituição.
Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1838. Assuntos tratados pelo Regente em seu discurso: agradecimento pela boa saúde de todos, em especial do Imperador D. Pedro II; notifica que mantêm-se as boas relações do Império com os demais países, em especial, com a Santa Sé; alerta para que sejam recobradas as autoridades sobre a união do Império; comentário sobre a lei de 12 de agosto de 1834, pela qual, reformou-se a Constituição do Império porém, deixando dúvidas que aos poucos estão sendo sanadas; alerta de que a Fazenda Pública e o meio circulante demandam novas e eficazes providências; indicação dos assuntos a serem tratados sobre reorganização do Exército e Marinha e a tranquilidade pública e ainda sobre a exigência de revisões das leis criminais a fim de que se possa equilibrar liberdade com segurança;
Ata da reunião plenária do dia 30-05-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados remetendo Projeto de Resolução que determina que a disposição do Artigo 2º da Resolução de 11-11-1831 é relativa somente ao segmento do ordenado dos atuais professores.
Leitura de Ofício do Conselho Geral de Minas Gerais enviando Representação do respectivo Conselho pedindo que fosse extensiva à Província de Minas Gerais as providências tomadas na Corte sobre o lugar do Auditor de Guerra.
Leitura de Ofício do Conselho Geral de Minas Gerais enviando Representação do respectivo Conselho sobre a necessidade de invalidar na Província o Decreto de 12-08-1831.
Leitura de felicitação da Câmara Municipal da Vila da Praia Grande pela presente reunião do Corpo Legislativo.
Última discussão do Parecer da Comissão de Fazenda para que o trabalho de redação, impressão e demais despesas dos Diários do Senado sejam realizados pela empresa Gueffier & Cia. O senador Marquês de Caravellas requereu que o Parecer voltasse à Comissão para ser examinado junto aos requerimentos dos taquígrafos da Casa, mas foi rejeitado.
Nomeação do senador José Ignacio Borges para ser responsável pela inspeção dos Diários do Senado.
1ª discussão do Parecer da Comissão de Constituição que declarava Antônio Joaquim do Nascimento Belleza no gozo dos direitos de cidadão brasileiro.
1ª discussão do Projeto de Lei das reformas da Constituição, com o Parecer da Comissão de Constituição.
Ata da reunião plenária do dia 04-06-1832.
Assuntos tratados:
Última discussão da emenda, feita pela Câmara dos Deputados, ao Projeto de Resolução do Senado mancando o tempo em que se hão de fazer as eleições dos deputados para a Legislatura seguinte.
Última discussão do Projeto de Resolução, oriundo da Câmara dos Deputados, declarando [que a disposição do] Artigo 2º da Resolução de 11-11-1831 [é relativa somente ao segmento do ordenado dos atuais professores].
Continuação da 2ª discussão, com apresentação de emendas, do Projeto de Lei de Reforma da Constituição.
Ata da reunião plenária do dia 14-06-1832.
Assuntos tratados:
Informe sobre ausência do senador Oliveira devido a uma indisposição.
Informe sobre Ofício do Marquês de Baependy informando encontrar-se em licença nojo pelo falecimento de sua sogra.
Informe sobre Ofícios da Câmara dos Deputados: 1º participando a eleição de três membros para a Comissão Mista com vistas a examinar as contas da Tutoria Imperial; e outro remete Projeto de Resolução autorizando o Governo a mandar receber ouro na Casa da Moeda da Côrte, até o final de junho de 1833.
Informe sobre Ofício do Ministério do Império que remete outro do Presidente da Bahia sobre a organização da Secretaria do Governo da referida Província.
Felicitações da Câmara Municipal da Vila de Tamandaré e da Sociedade Pacificadora da Vila de Sabará, pelo motivo da presente reunião do Corpo Legislativo.
Manifestação do senador Rodrigues de Carvalho na qualidade de membro da Comissão Especial encarregada da redação das emendas do Código do Processo Civil para a realização de conferência nesta Sessão.
Nomeação dos Membros da Comissão Mista com a finalidade de exame das contas da tutoria Imperial, sendo eleitos os senadores Marquês de Maricá, Marquês de Santo Amaro e José Ignácio Borges.
2ª discussão do parágrafo 3º do Projeto de Lei sobre os artigos que reformam a Constituição.
Ata da reunião plenária do dia 16-06-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados informando que resolveu que se emendasse no autógrafo sancionado dos Estatutos para os Cursos de Ciências Jurídicas e Sociais de São Paulo e Olinda os dois contrassensos encontrados pelo Ministro dos Negócios do Império.
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados remetendo o Projeto de Resolução autorizando o governo a recrutar em todo o Império mil e quinhentos homens para reforçar os Corpos do Exército.
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados remetendo duas Resoluções tomadas sobre duas outras do Conselho Geral da Província da Bahia, sendo a primeira requerendo aprendizes livres para o arsenal da Marinha e do Exército, e a segunda solicitando um farol no Presídio do Morro de São Paulo.
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados remetendo duas Resolução tomadas sobre duas outras do Conselho Geral da Província do Rio Grande de São Pedro, sendo a primeira elevando à vila a região do Espírito Santo do Serrito no Jaquarão, e a segunda elevando à freguesia a capela filial de Tahum.
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados remetendo uma Resolução sobre outra do Conselho Geral da Província do Maranhão em que o Presidente, em Conselho, nomeará na primeira reunião 12 moços letrados para praticarem e aprenderem a navegação de cabotagem e conhecimento da costa.
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados remetendo uma Resolução sobre outra do Conselho Geral de Província de Alagoas tornando a povoação de São Miguel em vila de São Miguel.
Última discussão do Projeto de Resolução apresentado pela Comissão de Legislação, em que a Representação do Conselho Provincial de São Paulo permite que a Santa Casa de Misericórdia possa elevar o seu patrimônio para 200 contos de réis.
Última discussão da Resolução apresentada pela Comissão de Constituição, declarando que o Padre Antônio Joaquim do Nascimento Belleza está em gozo dos direitos de cidadão brasileiro.
1ª discussão do Parecer da Comissão de Fazenda sobre o edifício que serviu para as Sessões do Senado.
Continuação da 2ª discussão do Projeto de Lei da Reforma da Constituição.
Ata da reunião plenária do dia 18-06-1832.
Assuntos tratados:
Relato da ausência do 1º Secretário, o senador Oliveira, por questões de saúde. Senador Matta Bacellar tomou assento na Mesa em seu lugar.
Leitura de Representação da Câmara Municipal da Vila de Jacarehy da Província de São Paulo em favor da Reforma da Constituição.
Leitura de Felicitação da Sociedade Defensora da Liberdade e Independência Nacional do Rio de Janeiro pela razão da instalação do Corpo Legislativo.
Leitura de Ofício do Senador Antônio Viera da Soledade informando a razão de sua ausência.
Leitura de Ofício do Senador Visconde de São Leopoldo informando sua ausência por questões de saúde.
Requerimento do Senador José Martiniano de Alencar sobre o Diário da Câmara dos Senadores.
Leitura de Parecer da Comissão de Estatística em análise da Proposta do Conselho Geral da Província de Santa Catarina para que o termo da vila de São Francisco do Sul se desanexe da correição de Paranaguá da Província de São Paulo e fique pertencendo à correição da referida Província.
Indicação do senador Rodrigues de Carvalho propondo que se cobre do Governo a prestação de contas dos emolumentos que as Secretarias de Estado têm rendido.
Última discussão do Parecer da Comissão da Mesa sobre a indicação do Senador Borges para que se tenha uma Tesouraria no Senado.
1ª discussão do Parecer da Comissão de Fazenda sobre os quatro taquígrafos que serviram na Câmara.
Discussão da Resolução do Conselho Geral da Província de Alagoas sobre a povoação de São Miguel tornar-se vila de São Miguel.
Discussão da Resolução da Câmara dos Deputados sobre outra do Conselho Geral da Província da Bahia requerendo aprendizes livres para o arsenal da Marinha e do Exército.
Discussão da Resolução da Câmara dos Deputados sobre outra do Conselho Geral da Província da Bahia estabelecendo um farol no Presídio do Morro de São Paulo.
Continuação da 2ª discussão do Projeto de Lei da Reforma da Constituição.
Ata da reunião plenária do dia 19-06-1832.
Assuntos tratados:
Relato da ausência do 1º Secretário, o senador Oliveira, por questões de saúde. Senador Matta Bacellar tomou assento na Mesa em seu lugar.
Relato da ausência do senador José Caetano Ferreira de Aguiar por questões de saúde.
Leitura de Ofício do Ministro do Império remetendo outro do Presidente da Província de Goiás sobre os empregados que deverão servir na sua Secretaria.
Última discussão do Parecer da Comissão de Fazenda sobre o edifício que serviu para Sessões do Senado.
1ª discussão da Indicação do senador Alencar sobre os Diários do Senado.
Discussão da Indicação do Senador Rodrigues de Carvalho propondo que se cobre do Governo a prestação de contas dos emolumentos das Secretarias de Estado.
Última discussão da emenda do senador Barbacena sobre vários pretendentes ao lugar de Oficial da Secretaria da Câmara dos Senadores.
Discussão da Resolução da Câmara dos Deputados sobre outra do Conselho Geral da Província do Maranhão relativa aos praticantes de pilotagem. Outra Resolução da dita Câmara sobre outra do mesmo Conselho extinguindo a Ordem dos Religiosos de Santo Antônio. Apresentado Requerimento.
Discussão da Resolução da Câmara dos Deputados sobre outra do Conselho Geral da Província do Maranhão sobre a iluminação da capital.
Discussão da Resolução da Câmara dos Deputados sobre outra do Conselho Geral da Província de Minas Gerais tratando da instrução da mocidade indígena.
Continuação da 2ª discussão do Projeto de Lei da Reforma da Constituição.
Ata da reunião plenária do dia 27-06-1832.
Assuntos tratados:
Última discussão do Parecer da Comissão de Constituição sobre Representação do Conselho Provincial de Minas Gerais em que requer permanência do Conselho do Governo na Província.
1ª discussão da Resolução da Câmara dos Deputados que autoriza o Governo a mandar recrutar 1500 homens para o Exército.
Última discussão da Resolução da Câmara dos Deputados que concede a Luiz Antônio Ribas metade de seu ordenado de fiscal da Intendência de Ouro Preto.
Informe de Ofício do Ministro da Justiça em que remete Ofícios do Presidente da Província do Maranhão com vários documentos a eles referentes em relação aos Conventos dos Religiosos que existem na Província.
Última discussão de Resolução da Câmara dos Deputados sobre autorização para o Governo mandar receber ouro em pó na Casa da Moeda para reduzi-lo a barras ou moedas.
1ª discussão do Projeto de Lei sobre Escola ou Faculdade de Medicina. Apresentado Requerimento.
2ª discussão do Projeto de Lei sobre os artigos reformáveis da Constituição. Apresentada emenda.
Ata da reunião plenária do dia 04-07-1832.
Assuntos tratados:
Participação ao Senado da ausência do sr. Oliveira por motivo de doença.
Leitura do Ofício do Ministro da Justiça remetendo uma Resolução que trata da arrecadação da contribuição voluntária, em benefício dos lázaros, ficando encarregada aos Coletores da Décima dos Prédios Urbanos.
Leitura de um Ofício da Câmara dos Deputados contendo a cópia da Pastoral de 28 de outubro de 1828, sendo remetida à Comissão Eclesiástica.
Leitura do Ofício do Secretário do Conselho Geral da Província de Minas Gerais contendo duas Resoluções sobre a criação de escolas de primeiras letras.
Leitura de um Requerimento de Maria Luiza Delfina pedindo uma providência legislativa sobre a interposição do recurso de Revista no Tribunal competente, na causa que contende com José Antonio da Costa.
Continuação da 2ª discussão do Projeto de Lei sobre os artigos reformáveis da Constituição e suas emendas.
Eleição dos senadores Marquês de Baependy, João Evangelista e Manoel Caetano Almeida e Albuquerque (Tinoco) para receberem o Ministro da Marinha e Guerra.
2ª discussão do Projeto de Lei que fixa as Forças Navais para o próximo ano financeiro e suas emendas.
Ata da reunião plenária do dia 29-05-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados remetendo um Projeto de Resolução da própria Câmara, que autoriza o Governo a pagar anualmente a quantia de trezentos mil réis a Luiz Antonio Ribas; e uma emenda feita pela Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado sobre as eleições para a seguinte Legislatura.
1ª discussão do Parecer da Comissão de Fazenda para que o trabalho da redação e impressão dos Diários do Senado sejam realizados pela empresa Gueffier & C. O senador Conde de Valença apresentou dois Requerimentos dos taquígrafos do Senado, em que pedem a permanência dos seus vencimentos.
Continuação da 1ª discussão do Projeto de Lei das reformas da Constituição com o Parecer da Comissão de Constituição.
Ata da reunião plenária do dia 06-06-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de Ofício do Ministro do Império sobre o pagamento de gratificações aos taquígrafos do Senado.
Leitura de Ofício do senador Estevão José de Carneiro Cunha informando sua ausência por questões de saúde.
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados remetendo três Projetos de Resolução: um Projeto de Resolução do Conselho Geral do Maranhão sobre a obra de iluminação da cidade do Maranhão com cem lampiões; outro Projeto de Resolução sobre Resolução do Conselho Geral do Maranhão que extingue a ordem dos religiosos da reforma da Conceição de Portugal, vulgo Frades de Santo Antonio, desmembrada pela emancipação do Brasil, e um Projeto de Resolução sobre Proposta do Conselho Geral da Província de Minas Gerais criando na Província de Minas Gerais um Colégio de educação destinado a instrução da mocidade indiana.
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados remetendo o Projeto de Resolução do Conselho Geral da Província de Minas Gerais sobre a criação de um colégio de educação destinado à instrução da mocidade indígena.
Continuação da 2ª discussão do Projeto de Lei sobre os artigos reformáveis da Constituição.
Ata da reunião plenária do dia 23-06-1832.
Assuntos tratados:
Informe sobre Ofício do Ministro do Império que remete outro da Câmara Municipal da vila de Jacareí, manifestando o voto geral de seu município em conformidade com o de toda a Província de São Paulo no que concerne às reformas da Constituição do Império.
Leitura de Representações das Câmaras Municipais das vilas de Castro e Itapetininga, da mesma forma, se colocando a favor das reformas supracitadas.
Leitura de felicitação da Câmara Municipal da vila de São Francisco de Paula da Província do Rio Grande do Sul pela presente reunião do corpo legislativo.
Leitura de Ofícios do Ministro do Império sobre os seguintes assuntos: um em resposta ao Ofício do Senado que oficiara ao Tesouro Público para a expedição de ordens a fim de receber o senador Visconde de Alcântara o seu subsídio pela Província do Maranhão; outro remetendo Ofício do Presidente da Província do Ceará acompanhando Requerimento de Martinho de Borges que pretende ser reintegrado nos direitos de cidadão brasileiro.
Leitura de Requerimento de Victorino Ribeiro de Oliveira e Silva no qual pede a conservação do vencimento que tinha como taquígrafo do Senado.
1ª discussão de Resolução da Câmara dos Deputados que autoriza o Governo a mandar receber ouro na Casa da Moeda para o reduzir a barras ou moedas.
Discussão e aprovação para subirem à sanção Imperial das Resoluções da Câmara dos Deputados tomadas sobre outras do Conselho Geral da Província da Bahia sobre: criação de vilas nas Câmaras de Jacobina e da Barra do Rio de São Francisco; e estabelecimento de farol na Barra de Santo Antônio.
Discussão dos artigos e das emendas ao Projeto do Código de Processo Criminal.
Ata da reunião plenária do dia 06-07-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados remetendo duas Resoluções, a primeira criando uma cadeira de gramática latina na Vila do Príncipe, na Província do Rio Grande do Norte; a segunda autorizando os Cursos de Ciências Jurídicas e Sociais a formularem o Regulamento para a Polícia do Estabelecimento, sua utilidade e melhor aproveitamento dos alunos, tanto dos cursos Jurídicos como dos estudos preparatórios.
Declaração de voto do senador Visconde de Cayrú sobre a Reforma da Constituição.
1ª discussão do Projeto de Resolução que autoriza o Governo a construir uma ponte denominada Alfândega na capital do Maranhão.
Continuação da 2ª discussão e emendas ao Projeto de Lei da Reforma da Constituição.
Ata da reunião plenária do dia 24-07-1832.
Assuntos tratados:
Continuação da última discussão e emendas ao Projeto de Lei da Reforma da Constituição.
1ª discussão do Parecer da Comissão de Constituição, sobre o ofício da Câmara dos Deputados, sobre a remoção do Tutor de Sua Majestade Imperial e suas irmãs, e instauração de reuniões entre as Casas Legislativas para nomear outro em seu lugar.
1ª discussão da Resolução da Câmara dos Deputados transferindo a sede da vila de Arez na província do Rio Grande do Norte para a povoação de Goianinha.
1ª discussão da Resolução da Câmara dos Deputados concedendo a José Antônio de Oliveira e Souza licença para edificar um Recolhimento de Meninas Órfãs na Província do Maranhão.
1ª discussão do Projeto de Resolução apresentado pela Comissão de Fazenda para serem divididos pelos oficiais das diferentes Secretarias dos Estados os respectivos emolumentos.
Última discussão e emendas do Projeto de Lei sobre as Escolas de Medicina.
Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1839. Assuntos tratados pelo Regente em seu discurso: relata a boa saúde do Imperador e suas irmãs; relações do Império com os outros países e a Santa Sé permanecem inalteradas; Dá notícia de que a guerra dos Farrapos ainda continua na Província do Rio Grande do Sul; comunica sobre a paz em algumas províncias; reforma da Constituição Política do Império; melhoria da circulação monetária no Império; revisão das leis penais e a reforma de um sistema regular de Instrução Pública.
Ata da reunião plenária do dia 08-05-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados informando que por de Ofício do Ministro da Fazenda, que acompanharam os respectivos autógrafos, constava haver a Regência em nome do Imperador sancionado o Decreto sobre o orçamento da receita e despesa do Império para o seguinte ano financeiro; e a Resolução que mandou dar continuidade aos acionistas do banco o pagamento do dividendo que deixaram de receber em 1829.
Leitura de Ofício do Ministro do Império remetendo um Ofício com cópia da ata da eleição para senador ocorrida nos colégios eleitorais na Província de Goiás.
Leitura de Ofício do Secretário do Conselho Geral da Província de São Pedro em que comunicam a instalação de sua nova Mesa.
Leitura de Ofício do Secretário do Conselho Geral da Província de Minas felicitando o Senado e falando das reformas da Constituição.
Leitura de Ofícios do Secretário do Conselho Geral da Província de São Paulo sobre as seguintes questões: envio de Representação deste Conselho requerendo concessão de autorização para adquirir patrimônio à Confraria da Santa Casa da Misericórdia de São Paulo; encaminhamento de Representações sendo que a primeira requer a Revogação de trecho de artigo da Lei de 15 de novembro de 1831, sobre orçamento, e a segunda requer aditamentos e alterações à Lei de criação das Guardas Nacionais; com uma felicitação do Conselho pelos sucessos de 7 de abril e futuras reformas da Constituição; com Representações sobre contribuições para a abertura, melhoramento e conservação de estradas e outra para ser conservado o atual Presidente da Província durante os trabalhos legislativos.
Leitura de Representações do Conselho Geral da Província de Goiás sobre as seguintes matérias: balanços da despesa e receita do ano de 1830 e 1831 e orçamento da receita e despesa de 1833 a 1834;
Pedido de decisão quanto a várias Resoluções e Representações enviadas ao Senado, em especial sobre ordenados e gratificações dos conselheiros; requerimento para aprovação de valor de ordenado de cadeira de ensino mútuo na capital e para todas as outras já propostas para a Comarca do Sul; e pedido de providência sobre pagamento às Câmaras Municipais desta província e ao Bispo de quantias orçadas na Lei de 15 de dezembro de 1830.
Leitura de Representação do Conselho Geral da Província da Bahia pedindo providência para os habitantes da Vila da Barra de São Francisco tendo em vista não terem sido contemplados na disposição do Decreto de 27 de novembro de 1827, na qual ordena resgate de moeda falsa de cobre.
Leitura de Representações do Conselho Geral da Província de Goiás sobre as seguintes questões: Requerimento para se dar por meio de contrato a administração dos dízimos desta província; pedido de providências para que as igrejas do bispado da província sejam postas à concurso; e pedido de isenção da décima dos prédios urbanos a favor da Câmara Municipal da Capital.
Leitura de Representação da Câmara Municipal da Cidade da Bahia em que pede esclarecimentos sobre o tempo que deve findar o exercício dos atuais vereadores e outros relativos à mesma Câmara.
Leitura de Representação do Conselho Geral da Província do Goiás em que pede providências para este Conselho se guiar em caso de se escusarem alguns de seus membros de comparecer sem alegar motivo justo.
Leitura de Representação do Conselho Geral da Província de São Paulo em que agradece à Câmara dos Senadores diante da criação das Guardas Nacionais e também exigindo algumas alterações na referida província.
Leitura de Representação da Câmara Municipal de Itu em que pede ao Senado para que se conformem com as reformas da Constituição.
Leitura de felicitação vinda do Conselho Geral da Província da Bahia.
Apresentação de Requerimento do Padre Antônio do Nascimento Belleza em que pede reintegração no foro de cidadão brasileiro.
Apresentação de Projeto de Lei de autoria do senador Alencar sobre a urgência de Resoluções dos Conselhos Gerais das Províncias.
Requerimento, por Marquês de Barbacena, para que o Projeto da reforma fosse à Comissão de Constituição.
Discussão sobre o dia em que o Senado, sob a forma de Tribunal de Justiça, deve receber a Comissão Especial da Câmara dos Deputados encarregada da acusação do Ministro José Clemente Pereira, além do lugar que a referida Comissão deve tomar assento.
Discussão sobre a Resposta à Fala do Trono, com apresentação de emendas.
Ata da reunião plenária do dia 09-05-1832.
Assuntos tratados:
Ausência do senador Bento Barroso por estar de luto pelas mortes de seu irmão e sua cunhada.
Leitura de dois Ofícios: o primeiro do Sr. Marquês de Queluz afirmando que não podia comparecer à reunião por motivos de saúde, e o outro da Câmara dos Deputados informando que, de acordo com outros Ofícios dos Ministros do Império e da Justiça, foi dada a sanção ao Decreto que estabelece o ordenado de 1.600.00 réis para cada um dos Juízes do Crime da cidade; acompanhando, ainda, as três seguintes Resoluções: 1ª) autorizando o Governo a por em execução o estabelecimento dos órfãos de ambos os sexos na Província de Pernambuco; 2ª) aprovando a pensão concedida pelo Governo a Francisco Antonio de Oliveira; 3ª) declarando que em 21 anos completos termina a menoridade.
Leitura de Representação do Conselho Geral da Província da Bahia pedindo medidas prontas e eficazes para a Resolução da circulação de cédulas e moedas de cobre falsos na respectiva Província.
Leitura de Representação do Conselho Geral da Província da Bahia emitindo ao conhecimento da Assembleia Geral as suas opiniões a respeito do orçamento da receita e despesa daquela Província.
Leitura de Representação da Sociedade Defensora da Liberdade e Independência Nacional [da Vila de São João D'El Rei] pedindo ao Senado a aprovação das reformas constitucionais.
Leitura do Parecer da Comissão de Fazenda sobre pedido da Câmara Municipal da Paraíba do Norte para que se revogasse a Resolução do ano passado, que dizia a respeito do pagamento das presas pela Esquadra no Rio da Prata.
Leitura de Parecer da Comissão de Fazenda sobre Representação do Conselho Geral da Província de São Paulo para criação de um montepio para os empregados públicos.
Discussão e emendas da Resposta à Fala do Trono.
Leitura de Representação da Câmara Municipal da Vila de Rezende manifestando-se a favor da reforma constitucional do Império.
Continuação da 2º discussão do Código do Processo, tratando-se do Capítulo 3 e suas Seções. Apresentação de Requerimento.
Ata da reunião plenária do dia 14-05-1832.
Assuntos tratados:
Continuação da 2ª discussão e emendas do Projeto de Lei do Código do Processo Criminal.
Leitura de Ofício do Ministro e Secretário dos Negócios do Império informando que a Regência receberá a Deputação que tem de apresentar o Voto de Graças em resposta à Fala do Trono, no dia seguinte ao meio dia.
Leitura de uma carta de Clemente Alvares de Oliveira Mendes e Almeida oferecendo ao Senado impressões de vários documentos que provam sua conduta quando esteve como Cônsul Geral do Brasil em Portugal. Remetida à Comissão de Constituição.
Leitura de uma Representação da Câmara da Vila de Taubaté patenteando os seus sentimentos e os dos povos daquele município em favor das reformas Constitucionais.
Ata da reunião plenária do dia 18-05-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de Oficio do Ministro do Império remetendo cinquenta exemplares do Relatório de seu Ministério e informando que remeterá os Três Mapas sobre a Instrução Pública, que devem ficar apensos ao Relatório.
Leitura de uma Representação da Sociedade Defensora da Liberdade e Independência Nacional do Rio de Janeiro sobre o Projeto de Lei do Código do Processo Criminal.
Relato do senador Duque Estrada da ausência do senador Visconde de Cayrú por questões de saúde.
Leitura de Parecer da Comissão de Constituição do Senado sobre o Projeto de reforma da Constituição iniciado na Câmara dos Deputados.
Indicação do senador Barbacena para que o relatório do Ministro da Justiça fosse remetido a uma Comissão Especial.
Discussão do Requerimento do senador Marquês de Caravellas para votação de mais dois membros para a Comissão Especial encarregada do Projeto do Código do Processo Criminal. Os eleitos foram os senadores Patrício José de Almeida e Silva e Visconde de Alcântara.
Discussão do Parecer da Comissão de Legislação sobre a Resolução do Conselho Provincial do Maranhão que trata de regular o padrão dos pesos e medidas. Apresentado Requerimento para que se nomeie uma Comissão Especial para elaborar um projeto uniformizando para todo o Império os pesos e medidas, sendo eleitos os senadores Saturnino, Marquês de Maricá e Marquês de Baependy.
Ata da reunião plenária do dia 1º-06-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados remetendo Resolução, já aprovada pela Câmara, do Conselho Geral de Província do Maranhão sobre a construção de dois cais.
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados remetendo Resolução, já aprovada pela Câmara, do Conselho Geral de Província do Maranhão sobre a extensão da ponte denominada da Alfândega.
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados remetendo Resolução, já aprovada pela Câmara, do Conselho Geral de Província da Bahia sobre a instauração de Escolas de Primeiras Letras em diversas Comarcas da respectiva Província.
O senador Borges fez um pedido para que os taquígrafos do Senado não mais recebessem os ordenados pela Casa; mas sim, pela empresa Gueffier & C., contratada para ficar encarregada dos Diários do Senado.
1ª discussão da emenda posta pela Câmara dos Deputados ao Projeto de Resolução do Senado sobre as eleições dos deputados que servirão na próxima Legislatura.
1ª discussão do Projeto de Resolução, oriundo da Câmara dos Deputados, declarando [que a disposição do] Artigo 2º da Resolução de 11-11-1831 [é relativa somente ao segmento do ordenado dos atuais professores].
2ª discussão, com apresentação de emendas, do Projeto de Lei sobre os artigos reformáveis da Constituição.
Convite do Presidente para que os membros das Comissões se retirassem aos seus gabinetes para realizar os respectivos trabalhos.
Ata da reunião plenária do dia 02-06-1832.
Assuntos tratados:
Representação da Câmara Municipal da Vila de Baependy, impugnando a Representação do respectivo Conselho Provincial, sobre a criação de mais duas vilas dentro daquele município. Remetido à Comissão de Estatística.
Representações das Câmaras Municipais da vila de São Sebastião e vila do Imperador a favor das reformas da Constituição.
Leitura de felicitações das Câmaras Municipais das vilas de Pouso Alegre e de Baependy pela instalação do Corpo Legislativo.
Leitura de Requerimento do taquígrafo Victorino Ribeiro de Oliveira e Silva reforçando a pretensão que tem pendente na Câmara.
Relato da ausência do senador Rodrigues de Carvalho por questões de saúde.
2ª discussão do Projeto de Resolução apresentado pela Comissão de Legislação, em que a Representação do Conselho Provincial de São Paulo solicita um aumento de 200 contos de réis para a Santa Casa de Misericórdia.
2ª discussão da Resolução declarando que o Padre Antônio Joaquim do Nascimento Belleza está em gozo dos direitos de cidadão brasileiro.
Discussão da Resolução do Conselho Geral da Província do Maranhão para construção de dois cais. Discussão de outra Resolução para se prolongar até a caixa mar a ponte chamada de Alfândega.
Discussão da Resolução do Conselho Geral da Província da Bahia sobre a criação de escolas de primeiras letras.
Ata da reunião plenária do dia 05-06-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados informando a eleição da nova Mesa.
Relato da ausência do senador Pedro José da Costa Barros por questões de saúde.
Leitura de Ofício do ex-Ministro da Guerra, José Clemente Pereira, informando que comparecerá na data prevista em que será realizada a Sessão do seu julgamento.
Indicação do senador Borges no qual propõe que seja escolhido entre os senadores um tesoureiro para receber do Tesouro Nacional a soma que a lei conceder para despesa ordinária e eventual do expediente da Casa.
Indicação da folha de subsídios dos senadores.
2ª discussão e emendas ao Projeto de Lei sobre os artigos reformáveis da Constituição.
Ata da reunião plenária do dia 07-06-1832.
Assuntos tratados:
Leitura do Parecer negativo da Comissão de Constituição sobre a Representação do Conselho Geral de Minas Gerais pedindo para que seja permanente o Conselho do Governo na referida Província.
Continuação da discussão da Resolução da Câmara dos Deputados, tomada sobre outra do Conselho Provincial da Bahia relativa à criação de escolas de primeiras letras na Província.
Continuação da 2ª discussão do Projeto de Lei relativo aos artigos reformáveis da Constituição e suas emendas.
Ata da reunião plenária do dia 08-06-1832.
Assuntos tratados:
Declaração de voto do senador Marquês de Barbacena pela emenda oferecida sobre o artigo 101 do Projeto de Lei sobre a responsabilidade dos Ministros.
Leitura de um Oficio da Câmara dos Deputados convidando o Senado a nomear uma Comissão para examinar as contas da Tutoria Imperial. O Senado oficiou à Câmara dos Deputados questionando quantos eram os membros nomeados pra a respectiva Comissão a fim de nomear um número igual de seus membros.
Leitura de Ofício do Ministro do Império remetendo autógrafo dos Estatutos para os Cursos Jurídicos de São Paulo e Olinda, nos quais se notam dois contra censos, a fim de que o Senado corrija o engano indicado dos votos do artigo 6º. Decidiu-se enviar Ofício à Câmara dos Deputados para resolver a dúvida em questão.
Leitura do Parecer da Comissão da Mesa sobre a indicação do senador José Ignácio Borges a fim de ser nomeado um tesoureiro que receba do Tesouro Nacional a soma que a lei conceder para despesas ordinárias e eventuais do expediente da Casa.
Continuação da discussão do Projeto de Lei sobre os artigos reformáveis da Constituição.
Discussão dos Ofícios remetidos pelos Presidentes das Províncias de Pernambuco e Alagoas a respeito do estado convulsivo em que as respectivas províncias se encontravam.
Ata da reunião plenária do dia 15-06-1832.
Assuntos tratados:
Informe sobre Ofício do Ministro do Império em que remete outro do Presidente da Província do Rio Grande do Norte tratando da necessidade de aumento do número de empregados da Secretaria do Governo da referida Província.
Informe comunicando a ausência do senador Marquês de Jacarepaguá por se achar em licença nojo devido ao falecimento de sua avó.
Leitura de Pareceres da Comissão de Fazenda examinando as seguintes questões: 1º em resposta a Ofício do Presidente do Tesouro em relação à reparação do edifício do Senado antes de doá-lo; Requerimentos de taquígrafos do Senado que pedem a continuação de pagamento de seus ordenados, apesar de ter cessado o exercício.
Última discussão de Parecer da Comissão de Constituição sobre Requerimento dos negociantes em que pedem a criação de tribunais para as causas mercantis.
1ª discussão do Parecer da Comissão da Mesa sobre vários pretendentes às vagas de oficiais da Secretaria do Senado, com apresentação de emenda.
1ª discussão do Parecer da Comissão da Mesa sobre a Indicação do senador Borges para a criação de uma Tesouraria no Senado.
Continuação da 2ª discussão do parágrafo 3º do Projeto de Lei sobre os artigos que reformam a Constituição, com apresentação de emendas.
Ata da reunião plenária do dia 22-06-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de Ofício da Câmara dos Deputados remetendo o Projeto de Lei sobre as Forças Navais ativas do Império para serviço do ano financeiro de 1º de julho de 1833 a 30 de junho de 1834.
Leitura de Representação de Valentim Garcia Monteiro, na qual solicita ser integrado ao lugar de escrivão do almoxarifado da Província de Minas Gerais. Remetido à Comissão de Fazenda.
Discussão do Projeto de Resolução apresentado pela Comissão de Legislação, em que a Representação do Conselho Provincial de São Paulo solicita um aumento de 200 contos de réis para a Santa Casa de Misericórdia.
Continuação da discussão do Parecer da Comissão de Constituição sobre a Representação do Conselho Provincial de Goiás referente à Eleição do senador Marquês de Jacarepaguá.
Última discussão do Parecer da Comissão de Constituição sobre a Representação do Conselho Provincial de Minas Gerais relativa à permanência do Conselho do Governo da província em questão.
1ª discussão da Resolução da Câmara dos Deputados autorizando o governo a pagar a Luiz Antônio Ribas metade do ordenado que recebia como fiscal da intendência de Ouro Preto.
Continuação da 2ª discussão e emendas ao Projeto de Lei da Reforma da Constituição.
Ata da reunião plenária do dia 30-06-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de Ofício do Ministro do Império que remete a conta dos emolumentos de sua respectiva Secretaria, de acordo com as exigências do Senado.
Apresentação de Requerimento de Jacinto Vieira do Couto Soares mostrando que tem direito a ser reconhecido cidadão brasileiro.
Continuação da discussão de Resolução da Câmara dos Deputados sobre Proposta do Conselho Provincial do Maranhão referente aos frades de Santo Antônio desta Província.
Continuação da discussão da Resolução que autoriza o Governo a conceder de carta de naturalização para Jacinto Vieira do Couto Soares.
Discussão de Resolução vinda da Câmara dos Deputados, sobre outra Resolução do Conselho Geral da Província de Minas Gerais autorizando os párocos a passarem certidões sem preceder despacho.
Continuação da discussão do Projeto de Lei sobre os artigos reformáveis da Constituição.
Ata da reunião plenária do dia 03-07-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de Ofício do Ministro da Guerra remetendo a conta do rendimento dos emolumentos das respectivas Secretarias de Estado, como havia exigido o Senado no dia 20-06-1832.
Discussão da Resolução da Câmara dos Deputados, tomada a partir de outra Resolução do Conselho Geral da Província de Minas Gerais sobre a divisão de freguesias na respectiva Província.
Discussão da Resolução da Câmara dos Deputados, tomada a partir de outra Resolução do Conselho Geral da Província de Minas Gerais que incumbia aos Juízes de Paz alguns encargos policiais.
Aprovação, para ir à sanção Imperial, de Resolução, tomada a partir de outra Resolução do Conselho Geral da Província de São Paulo sobre a aberturas de estradas.
Aprovação, para ir à sanção Imperial, de Resolução, tomada a partir de outra Resolução do Conselho Geral da Província de Santa Catarina sobre a criação de casas de detenção.
Continuação da 2ª discussão, com apresentação de emendas, do Projeto de Lei sobre os artigos reformáveis da Constituição.
O Senhor 1º Secretário apresentou a folha dos subsídio dos senadores referente ao segundo mês da atual Sessão.
Ata da reunião plenária do dia 05-07-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de dois Ofícios da Câmara dos Deputados: um informando a eleição da nova Mesa e outro remetendo duas Resoluções sobre outras duas do Conselho Geral da Província de Pernambuco, sendo uma referente às divisões das freguesias da cidade do Recife e outra autorizando o governo a comprar o armazém que serve de Alfândega de Fazendas da Cidade do Recife.
Continuação da 2ª discussão e emendas ao Projeto de Lei da Reforma da Constituição.
Ata da reunião plenária do dia 19-07-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de Oficio da Câmara dos Deputados remetendo Resolução autorizando o Diretor do Curso de Ciências Jurídicas e Sociais, [da cidade de São Paulo, a admitir a matrícula de Fernando Sebastião Dias da Motta].
Leitura de Ofício do Ministro do Império remetendo sancionado autógrafos das seguintes Resoluções: sobre criação de vilas em algumas das comarcas na Província da Bahia; erigindo em vila o Arraial de Meia Ponte na Província do Goiás; erigindo em vilas algumas povoações na Província do Piauí; que elevava à vila o lugar do Espírito Santo do Serrito no Jaguarão, pertencente à Província do Rio Grande do Sul; erigindo em vila a Povoação de São Miguel, na Província de Alagoas; erigindo em vilas algumas freguesias da Província de São Paulo; autorizando o Presidente da Província do Rio Grande do Norte, em Conselho, a construir uma estrada até os campos da Colônia de São Leopoldo; aumentando a iluminação pública da cidade do Maranhão; criando na Província de Minas Gerais um colégio de educação destinado à instrução da mocidade indiana; autorizando o Presidente da Província de São Paulo, em Conselho, a fazer todas as estradas públicas que forem necessárias na respectiva Província; autorizando a ajuda de custo ao Hospital de Caridade da cidade de Goiás com a quantia de um conto e duzentos mil réis anuais, deduzidos das rendas públicas. transferindo a vila de São João Baptista da Água Fria para o Arraial da Purificação, agora com o título de vila de Nossa Senhora da Purificação dos Campos; autorizando o estabelecimento de um Farol na Barra da cidade da Bahia; dando providências sobre os exames públicos das cadeiras de Primeiras Letras na Província de Minas Gerais.
1ª discussão do Parecer da Comissão de Constituição sobre a cópia do Parecer das Comissões de Constituição e de Justiça Criminal da Câmara dos Deputados sobre a remoção do Tutor do Imperador.
Última discussão, com apresentação de emendas do Projeto de Lei sobre os artigos reformáveis da Constituição.
Ata da reunião plenária do dia 21-07-1832.
Assuntos tratados:
Leitura de Ofício do Ministro do Império a respeito de uma documentação necessária para dar prosseguimento a uma Comissão da Câmara dos Deputados encarregada do estabelecimento dos Lázaros.
Leitura de Parecer da Comissão de Constituição sobre a remoção do Tutor de Sua Majestade Imperial e de suas irmãs e, consequentemente, a instauração de reuniões entre as Casas Legislativas para nomeação de outro. Apresentado voto em separado.
Leitura do Parecer da Comissão de Legislação examinando o Requerimento dos oficiais da Secretaria sobre a definição de uma lei ou medida que os assegurassem como funcionários públicos.
Leitura de redação da Resolução que autoriza o governo a terminar a ponte denominada Alfândega, na capital da Província do Maranhão.
Relato do Presidente do Senado sobre Ofício remetido na Sessão anterior pela Câmara dos Deputados, por engano, aprovando a Resolução do Conselho Geral da Província do Piauí que cria uma cadeira de retórica e outra de filosofia. Estando essa matéria ainda em discussão.
Continuação da última discussão e emendas ao Projeto de Lei da Reforma da Constituição.