Fala do Trono

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • As Falas do Trono são"as mensagens dos imperadores para os deputados e senadores nas reuniões de abertura e encerramento do ano legislativo da Assembleia Geral Legislativa brasileira Nos discursos, o imperador falava sobre temas importantes da história política, os problemas que o país enfrentava e propostas para resolvê-los. Na abertura do ano legislativo, indicava metas e, no encerramento, fazia um balanço sobre a situação do País e as medidas tomadas pelo governo imperial. As Falas também incluem discursos dos regentes que administraram o Brasil entre os anos de 1831 e 1840, período compreendido entre a abdicação de Dom Pedro I e a emancipação de D. Pedro II, aos 14 anos"

Nota(s) de exibição

    Termos hierárquicos

    Fala do Trono

      Termos equivalentes

      Fala do Trono

      • UP Fala do Trono

      • UP Falla do Trono

      • UP Fala do Throno

      • UP Falla do Throno

      • UP Falas do Trono

      4 Descrição arquivística resultados para Fala do Trono

      4 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
      Fala de Encerramento da Sessão Extraordinária de 1833
      BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-020-1833 · Item · 1833
      Parte de Assembléia Geral

      Fala de Encerramento da Sessão Extraordinária de 1832. Assuntos tratados pelos Regentes no discurso: Reconhecimento do Imperador Pedro II; dificuldades sobre o meio circulante no país; notícia do falecimento da princesa Paula Mariana; reconhecimento por parte da Prússia e da Saxônia do Príncipe; restabelecimento da ordem pública nas Províncias do Ceará e Maranhão; agitação nas Províncias de Pernambuco e Alagoas; revolta na Comarca de Rio Negro na Província do Pará, declarando-a Província independente; motim na Província do Mato Grosso os soldados da Legião da fronteira; Na Província de Minas Gerais movimentos sediciosos, Revolta do Ano da Fumaça; declaração de manutenção da ordem pública e da tranquilidade sendo mantidas nas demais províncias do Brasil.

      Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1834
      BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-023-1834 · Item · 1834
      Parte de Assembléia Geral

      Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1834. Assuntos tratados pela Regência em seu discurso: manutenção das boas relações de amizade do Império brasileiro e os demais países; acontecimentos ocorridos no Brasil em abril de 1831; sedições nos sertões das Províncias de Alagoas e Pernambuco; Auxílio ao crédito nacional interno e externo do Império; necessidades do serviço público; restabelecimento do meio circulante; manutenção das forças de terra e mar a fim de repressão de qualquer possível agressão externa e alerta para a apresentação por parte dos Ministros dos Relatórios de cada Província contendo a situação de cada uma delas.

      Fala de Abertura da 1ª Sessão Ordinária de 1845
      BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-046-1845 · Item · 1845
      Parte de Assembléia Geral

      Fala de Abertura da 1ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral Legislativa do Império de 1845. Assuntos tratados por D. Pedro II no discurso: comunicação referente à saúde precária da Princesa Imperial; apresentação da licença de um ano para reestabelecimento da saúde na Europa; reconhecimento dos esforços do Exército e da Armada nos conflitos ocorridos na Província das Alagoas; apelação pelo fim da Guerra Civil na Província do Rio Grande do Sul; Paz do Império com as demais nações estrangeiras e esforços para manutenção da tranquilidade; atenção à Indústria Nacional; apresentação dos Ministros dos Relatórios detalhados sobre cada uma das províncias; declaração da harmonia entre os poderes políticos do Estado.

      Ata da 4ª Sessão do dia 11-09-1830
      BR DFSF F02-C02-SLAT-D11-AT-006-1830 · Item · 11-09-1830
      Parte de Câmara dos Senadores

      Ata da reunião plenária do dia 11-09-1830.
      Assuntos tratados:

      Leitura do discurso em resposta à Fala do Trono pelo Marquês de Inhambupe.
      Continuação da 1ª e 2ª discussão do Projeto de Lei do Orçamento e suas emendas. Discussão das despesas das Províncias do Espírito Santo, da Bahia, de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco.
      Leitura do Requerimento do Marquês de Cantagallo, que na Sessão de 10 do corrente o Senado resolveu que fosse atendido quando tivesse lugar a presente discussão, lhe parecia que a sua matéria ficasse adiada para ser tratada estando presente o Ministro dos Negócios do Império. O Requerimento era sobre a supressão, pela Câmara dos Deputados, feita no Orçamento da Repartição dos Negócios do Império, da quantia designada para pagamento dos oficiais empregados na Secretaria do Registro Geral das Mercês.